Os benefícios de uma indústria inteligente.

Iniciar ou expandir uma iniciativa para tornar uma indústria inteligente é uma decisão que deve se alinhar às necessidades específicas de cada organização. Por isso, as razões pelas quais uma empresa embarca ou expande sua busca para se tornar uma indústria inteligente muitas das vezes são variadas. Ao mesmo tempo, estas razões geralmente vão de encontro com temas mais amplos como: eficiência de ativos, qualidade, custos, segurança e sustentabilidade.

Além disso, no fim das contas, trabalhar com foco nesses temas podem gerar benefícios como: maior velocidade e eficiência para capturar participação de mercado; e melhor lucratividade, qualidade do produto e estabilidade da força de trabalho. Assim, independente das características de cada negócio, a capacidade de demonstrar que investir em uma indústria inteligente é importante pois este investimento agrega muito valor.

Abaixo, eu descrevo um pouco sobre cada tema e os benefícios obtidos por uma indústria inteligente:

    Eficiência de ativos - Quando falamos de uma indústria inteligente, pensamos em uma organização que toma decisões baseadas em dados. Decisões que utilizam análises continuadas para revelar problemas de desempenho de ativos e demandarem algum tipo de ação corretiva. Essa “autocorreção” é o que distingue a indústria inteligente da automação tradicional, podendo gerar maior eficiência geral que é um dos maiores benefícios de uma indústria inteligente. A eficiência dos ativos deve se traduzir em menor tempo de inatividade, capacidade otimizada, menor tempo de trocas, entre outros.

    Qualidade - A “auto-otimização”, característica da indústria inteligente, pode prever e detectar tendências de defeitos de qualidade mais cedo e ajudar a identificar se são causados por ações humanas, por máquinas ou variações ambientais. Isso pode ajudar a diminuir as taxas de desperdícios (scrap rates) e tempo de parada (lead time), além de aumentar as taxas de preenchimento (fill rates) e o rendimento. Um processo de qualidade mais otimizado pode levar a um produto de melhor qualidade com menos defeitos e recalls.

    Custo mais baixo - Os processos, quando otimizados, levam a processos mais econômicos, com requisitos de insumos mais previsíveis, decisões mais acertadas sobre a equipe, além de demandar menor variabilidade de operações. Um processo de melhor qualidade também pode significar uma visão integrada da rede de suprimentos, com respostas rápidas e sem latência às necessidades de suprimento, reduzindo assim ainda mais os custos. Além disso, um processo e produto de melhor qualidade também pode significar menores custos quando abordamos os termos garantia e manutenção.

    Segurança e sustentabilidade - A fábrica inteligente também pode oferecer benefícios reais em relação ao bem-estar do trabalho e à sustentabilidade. Maior controle e autonomia do processo pode proporcionar menor potencial para erro humano, incluindo acidentes industriais. A “auto-suficiência” da indústria inteligente provavelmente irá substituir certas funções que exigem atividades repetitivas e fatigantes. No entanto, o papel do trabalhador humano em um ambiente de indústria inteligente pode assumir maiores níveis de importância, o que pode levar a uma maior satisfação no trabalho e uma redução na rotatividade.

Os impactos da indústria inteligente nos processos de fabricação provavelmente serão diferentes para cada organização. Existe um conjunto de tecnologias avançadas que normalmente facilitam os fluxos de informação e movimento entre os mundos físico e o digital. E essas tecnologias alimentam a rede de suprimentos digitais e, por consequência, a indústria inteligente, criando novas oportunidades para digitalizar e aprimorar os processos de produção.

É importante que os fabricantes entendam como pretendem competir e alinhar seus investimentos em indústria inteligente de acordo com seus objetivos. Por exemplo, alguns fabricantes podem decidir competir por velocidade, qualidade e custo e podem investir em recursos inteligentes para disponibilizar novos produtos no mercado mais rapidamente, aumentar a qualidade e reduzir os custos por unidade. Outros podem optar por se concentrar nos modelos de personalização e atendimento de “lot size of one” (tamanho de lote de um) e investir em outras tecnologias para atingir esses objetivos.

Para saber mais, sobre os benefícios obtidos com tecnologias que proporcionam inteligência as indústrias, entre em contato com a hazel. Teremos o prazer em ajuda-lo.

Referência: Deloitte(2017) - The smart factory

Leonardo Ribeiro

COO

saiba mais

Não perca mais tempo, você precisa de inteligência baseada em dados