As características de uma indústria inteligente

Atualmente, inúmeros desafios das indústrias estão sendo superados com uso de tecnologia. Na chamada indústria 4.0, a indústria é considerada inteligente quando utiliza tecnologia para obter informações dos dados de seus equipamentos e sensores a fim de terem uma melhor tomada de decisão. A capacidade de se ajustar e aprender com os dados em tempo real pode tornar a indústria mais ágil, proativa e com ações preditivas, o que permite uma redução no tempo de parada, um aumentando de produção e redução de custos.

Segundo o artigo da Deloitte (2017), uma fábrica produtora de equipamentos de ar condicionado obteve grandes benefícios ao implementar um sistema de produção totalmente automatizado com tecnologias da Internet das Coisas (IoT) e controle integrado de máquinas. Os benefícios foram:

  1. Diminuição nos prazos de entrega dos equipamentos e;

  2. Redução de 25% e 50% em produtos defeituosos;

  3. Redução de custos gerais e;

  4. Identificação de melhorias na cadeia produtiva.

Uma indústria inteligente tem diversas características, mas podemos citar como principais a:

  • Conectividade;
  • Capacidade de otimização;
  • Transparência;
  • Proatividade e;
  • Agilidade.
  • Cada uma desses características têm sua influência no processo de tomada de decisão que passa a ser mais embasada e pode ajudar as organizações a melhorar o processo produtivo.

    Talvez a característica mais importante da indústria inteligente seja a sua natureza conectada. Esta é uma de suas fontes de valor mais cruciais. Indústrias inteligentes exigem que os processos principais e os subjacentes sejam monitorados para que sejam gerados os dados necessários a tomada de decisão em tempo real e baseada em dados. Em uma indústria inteligente, os ativos são equipados com sensores inteligentes para que os sistemas possam obter continuamente os dados de diversas fontes, garantindo que esses dados sejam atualizados constantemente e reflitam as condições atuais de operação. A integração desses dados de operação e de sistemas de negócios, bem como de fornecedores e clientes, permite uma visão holística dos processos da cadeia de suprimentos a montante e a jusante, aumentando a eficiência geral da rede de suprimentos.

    A indústria inteligente otimizada, permite que as operações sejam executadas com intervenção manual mínima e com alta confiabilidade. Os fluxos de trabalho automatizados, sincronização de ativos, rastreamento e programação aprimorados e consumo de energia otimizado, inerente à indústria inteligente, podem aumentar o rendimento, o tempo de atividade e a qualidade, além de reduzir custos e desperdícios.

    Na indústria inteligente, os dados capturados são transparentes: as visualizações de dados em tempo real podem transformar os dados capturados de processos, equipamentos e sensores, e convertê-los em insights acionáveis, tanto para os engenheiros e gestores, quanto para tomadas de decisão autônomas. Uma rede transparente pode permitir maior visibilidade em toda a instalação e garantir que uma organização possa tomar decisões mais precisas, utilizando ferramentas com visualizações baseadas em gráficos, alertas e notificações em tempo real e rastreamento e monitoramento da operação em tempo real.

    Em um sistema proativo, operadores, engenheiros e gestores podem se antecipar e agir antes que surjam problemas ou desafios, em vez de simplesmente reagir a eles depois que eles ocorrem. Este recurso pode incluir a identificação de anomalias, o reabastecimento de estoque, a identificação e a abordagem preditiva de problemas de qualidade e o monitoramento de preocupações de segurança e manutenção. A capacidade da indústria inteligente de predição com base em dados históricos e em tempo real pode melhorar a disponibilidade, o rendimento e a qualidade da produção, além de evitar problemas de segurança.

    A flexibilidade ágil permite que a indústria inteligente se adapte às mudanças de cronograma e de produto com intervenção mínima. Indústrias inteligentes avançadas podem visualizar rapidamente o que ocorre no fluxo de equipamentos e sensores, e dependendo do produto que está sendo produzido, fazer mudanças, e posteriormente ver o impacto dessas mudanças em tempo real. Essa agilidade pode aumentar o tempo de atividade e o rendimento da fábrica.

    Essas características descritas acima, oferecem aos fabricantes uma maior visibilidade de seus ativos e processos, além de permitir que superem alguns dos principais desafios enfrentados pelas estruturas industriais tradicionais. Além de possibilitar uma produtividade aprimorada e a uma maior capacidade de resposta às flutuações nas condições que vão do fornecedor ao cliente.

    Caso tenha interesse em saber mais sobre as características de uma indústria inteligente entre em contato com a hazel que teremos o prazer de ajudar.

    Referência: Deloitte(2017)

    Leonardo Ribeiro

    COO

    saiba mais

    Não perca mais tempo, você precisa de inteligência baseada em dados